sexta-feira, 27 de julho de 2018

Como definir a resolução do monitor com o C#

Tive dificuldade em definir uma resolução de tela dinâmica quando estava fazendo um aplicativo. Eu presumo que a maioria de nós tenha acontecido conosco ou tenha enfrentado esses tempos em algum lugar ao longo de nosso ciclo de vida de engenharia. Porque, como todos sabemos, a resolução da tela do usuário pode não ser a mesma da tela do ambiente de desenvolvimento.

Neste post vou entregar o que eu encontrei como uma solução para o desafio discutido.
Então vamos ver:


  • Como obter a resolução do monitor do usuário.
  • Como alterar a resolução do monitor do usuário para produto compatível
  • Como proteger a resolução do monitor do usuário.

Como obter a resolução do monitor do usuário


O acesso à tela do usuário está sendo facilitado pela classe Screen, que é fornecida junto com a estrutura .NET. E pode acessar a resolução da tela do usuário atual por meio de uma propriedade Screen.PrimaryScreen que é estática disponível na classe Screen:

public static Screen PrimaryScreen {get;}

A propriedade acima mencionada é somente leitura e retorna um tipo  Screen. E a lógica abaixo mostra como usar o tipo Screen para acessar a resolução da tela do usuário:

Screen screen = Screen.PrimaryScreen;
int S_width=screen.Bounds.Width;

int S_height=screen.Bounds.Height;



Como alterar a resolução do monitor do usuário para produto compatível


Antes de seguir em direção ao nosso próximo objetivo, deixe-me falar sobre a parte não gerenciada dessa implementação. Ao contrário das linguagens tradicionais, a estrutura .NET mantém uma etapa distinta enquanto aproveita o código gerenciado e não gerenciado. Pessoalmente, quando escrevi este artigo, nunca encontrei nenhum código gerenciado que faça esse tratamento de resolução. E isso é o que me fez pensar em explorar algumas APIs do Win32.

Como o escopo deste artigo está limitado ao código gerenciado, não discutirei nada sobre código não gerenciado. Mas, apesar disso, podemos usar o atributo DllImport para ler a definição de código não gerenciado em seu ambiente gerenciado. Neste caso, estaremos usando a API User32.dll, que facilita a resolução dinâmica e possui duas funções relacionadas à alteração da resolução da tela.


  • EnumDisplaySettings
  • ChangeDisplaySettings


class User32
{
        [DllImport("user32.dll")]
        public static extern int EnumDisplaySettings (string deviceName, int modeNum, ref DEVMODE devMode );         
        [DllImport("user32.dll")]
        public static extern int ChangeDisplaySettings(
              ref DEVMODE devMode, int flags); 

        public const int ENUM_CURRENT_SETTINGS = -1;
        public const int CDS_UPDATEREGISTRY = 0x01;
        public const int CDS_TEST = 0x02;
        public const int DISP_CHANGE_SUCCESSFUL = 0;
        public const int DISP_CHANGE_RESTART = 1;
        public const int DISP_CHANGE_FAILED = -1;
}


Como sabemos, o [DllImport("user32.dll")] é um trabalho explícito antes de injetar uma implementação não gerenciada em nosso ambiente gerenciado.


public static extern int EnumDisplaySettings(string deviceName, int modeNum, ref DEVMODE devMode);

DEVMODE é uma estrutura explicada na documentação da plataforma, bem como incluída no Visual Studio .NET. A estrutura é definida em C#, por isso não se preocupar!


[StructLayout(LayoutKind.Sequential)]
public struct DEVMODE 
{
        [MarshalAs(UnmanagedType.ByValTStr,SizeConst=32)] 
          public string dmDeviceName;
        public short  dmSpecVersion;
        public short  dmDriverVersion;
        ... 
}

Você pode dar uma olhada no código-fonte clicando aqui e aplicar essa lógica a qualquer evento desejado.


Esteja ciente de que, os tipos têm o tamanho certo e que as seqüências de comprimento fixo são apropriadamente definida. Neste caso, WORD mapeia para short, DWORD para int e short permanece como short.

DEVMODE dm = new DEVMODE();
dm.dmDeviceName = new String(new char[32]);
dm.dmFormName = new String(new char[32]);
dm.dmSize = (short)Marshal.SizeOf (dm); 

if (0 !=User32.EnumDisplaySettings(null,User32.ENUM_CURRENT_SETTINGS,ref dm))
{

Neste ponto, a estrutura DEVMODE será decorado com as configurações padrão e pode modificá-la em qualquer instância.

dm.dmPelsWidth = iWidth;
dm.dmPelsHeight = iHeight; 
int iRet = User32.ChangeDisplaySettings(ref dm, User32.CDS_UPDATEREGISTRY);


O bloco de código fechado faz isso um pouco diferente de lidar com várias condições de erro. Gostaria de incentivá-lo a olhar para o arquivo fonte completo e ver o que ele faz. Isso é tudo que existe para isso.


Como proteger a resolução de tela do usuário

Finalmente, antes de continuarmos, é nossa responsabilidade salvaguardar a resolução de tela padrão de um usuário. Para fazer isso, você pode ter que usar alguns membros ou classes estáticas para manter a resolução da tela do usuário e retê-la quando concluir a execução.


Bonus - O código-fonte completo


Fim de conversa, para ver o código-fonte de graça clica aqui.
Espero ter ajudado. Força!

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Com tecnologia do Blogger.

Páginas